Férias: 5 dicas para se conectar ao WiFi público com segurança

Ele está em todo lugar: aeroportos, hotéis, bares, restaurantes… O acesso público à internet via WiFi facilita a sua vida durante as férias, permitindo desde horas de lazer para quem aguarda o seu próximo voo até a publicação no Facebook daquela foto maravilhosa que você acaba de tirar em sua viagem.

Compartilhamento
Compartilhamento

Mas o acesso a redes WiFi desconhecidas exige cuidados. Crackers (os hackers “do mal”) podem usar essa conexão para roubar dados pessoais como fotos, documentos e até senhas. O especialista em segurança Leandro Werder, diretor de engenharia de sistemas da Fortinet, dá dicas para quem quer se conectar com segurança a redes sem fio desconhecidas.

  1. Tenha programas de proteção como antivírus e firewall instalados, atualizados e ativos em todos os seus dispositivos móveis, como computador, tablet e smartphone. Há várias opções, inclusive com versões gratuitas, como o FortiClient (disponível para vários sistemas operacionais), que aumentam a segurança da navegação dos usuários em redes abertas, barrando ataques e programas nocivos.
  2. Cuidado com o nome da rede – Criminosos podem criar redes com nomes como do hotel ou do bar em que você está para atrair vítimas. Sempre que possível, verifique com um funcionário do local qual é a rede e a senha (se houver) oferecida pelo estabelecimento.
  3. Desabilite o compartilhamento de arquivos – O recurso de compartilhamento de arquivos facilita o acesso de outros computadores aos seus documentos, o que é bom quando você está em casa, mas ruim em redes públicas, pois isso facilita a ação dos hackers. Para desativar isso no Windows 8, abra a área de Configurações, selecione Painel de Controle, clique em Rede e Internet e abra a Central de Rede e Compartilhamento. Pressione Alterar as Configurações de Compartilhamento Avançadas. Depois, marque Desativar Descoberta de Rede, além de Desativar Compartilhamento de Arquivo e Impressora.
  4. Forticlient
    Forticlient

    Evite atividades críticas – Procure não utilizar as conexões públicas para atividades que possam expor dados críticos, como o uso de internet banking ou a realização de compras online com cartão de crédito.

  5. Desligue o WiFi quando ele não for mais necessário – Manter-se conectado ao WiFi  sem necessidade deixa o seu smartphone, tablet ou notebook  mais tempo exposto a ataques. Por isso, terminou de usar, desconecte.

 

 

 

 

 

 

 

 

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

side | søke forbrukslån | lån på dagen